quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Re-Fazendo Campos Novos




O Projeto Re-Fazendo Campos Novos poderia ser classificado numa perspectiva filosófica existencialista sartrereana, onde a existência precede a essência. Isto porque, para compreender o quanto essencial é a Fazenda Campos Novos para o Município de Cabo Frio, Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro, República Brasileira e o mundo globalizado, é necessário percorrer mais de três séculos de sua existência.
Existência esta, que perpassa a história de nosso país, desde o Brasil Império, quando a área onde hoje está Campos Novos foi uma sesmaria entregue nas mãos da Cia de Jesus, até os processos de desapropriação de terras pelo INCRA nos anos 80, provenientes da política de reforma agrária.
A existência da Fazenda Campos Novos, logo, está vinculada diretamente a história social, econômica e cultural do país. Recuperar a existência da Fazenda Campos Novos, significa preservar a memória da história regional, que envolvem o homem pré-colombiano, a história indigenista, a história escravagista, a história natural, a história ruralista e tantas outras. Significa abrir nossas portas para expor ao mundo, nossos sambaquis, quilombolas além é claro, expor ao mundo a arquitetura colonial jesuítica dos fins do século XVII que é a sede da Fazenda Campos Novos.
O Projeto Re-Fazendo Campos Novos, busca recuperar antes de tudo, esta existência histórica que ainda hoje pode ser encontrada nos livros ou nas vozes, daqueles que de uma forma ou de outra, participaram seja como atores ou expectadores desta história. Campos Novos não é importante apenas no âmbito nacional, mas sua história se entrelaça a história das ciências, naturalistas como o inglês Charles Darwin e o francês Sant-Hilaire por lá coletaram espécies que serviram em suas pesquisas.
Por tudo isso, o Projeto Re-Fazendo Campos Novos é um convite a valorização e resgate de nossa história, nossa cultura e nossa memória. O que não significa transformá-la num mausoléu, antes, o que se pretende é dar a Campos Novos o florescer de outrora, isto é, transformar a Fazenda em um verdadeiro celeiro cultural, em um dos pontos turísticos mais importantes da Região das Baixadas Litorâneas, fazer dela, um modelo de gestão de projetos que envolvem empresas da sociedade civil e estatais, organizações do terceiro setor e governamentais. Transformá-la em um projeto viável, sustentável, capaz de agregar e difundir valores.

Jonatas Carlos de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário