quinta-feira, 16 de junho de 2016

MEMÓRIAS DA ESCRAVIDÃO EM MARIA JOAQUINA

O relato abaixo de Dona Uia, a quem já entrevistei há alguns anos, é a memória dos tempos de escravidão na região, nas terras da Fazenda Campos Novos, mas também é uma referência da existência de quilombos na região. 


A memória que ecoa da voz da população repete: “aqui na Rasa já foi um quilombo, aqueles que conseguiam fugir dos navios ou das fazendas ficavam aqui e se alimentavam do que o mangue e a praia ofereciam pra eles”. Nas palavras de D. Uia: 


"A minha avó foi criada nas costas da minha bisavó amarrada no lençol pra limpar campo de boi e pra trabalhar no café, porque aqui era plantação de café e banana, quer dizer, eles colhiam tudo, ia pra fazendinha, empalhavam tudo ali, ensacavam, pra poder o navio encostar em São José, num porto, porque tem um porto ali. Quer dizer que o desembarque era na Ponta do Pai Vitório e o embarque do que os negros plantavam era em São José. É uma história viva, só que os mais velhos não queriam falar, era tanto sofrimento que eles não tocavam, só que a minha avó e a minha bisavó falavam, a minha bisavó era toda cortada de chicote ela apanhava na fazenda Piraúna onde eles moravam, ali mesmo comia, ali mesmo dormia. A minha avó falava que não existia prato, não existia colher, que eles lavravam uma madeira larga, grossa, boa, lavavam essa madeira e aqueles tachos de comida que eram cozinhado era jogado ali naquele cocho e era colocada a farinha ali e quando eles matavam porco ganhavam a cabeça, as tripas e colocava tudo ali e ali mesmo todo mundo metia a mão e comia todo mundo junto, as crianças e os adultos e ainda tem gente que vem dizer que aqui não tinha escravo, não tinha quilombo."


Extraído de: Entre o passado e o presente, entre História e memória: a Rasa e seus entre-lugares Brena Costa de Almeida. Revista Escrita da História - Ano II – vol. 2, n. 4, set./dez. 2015
Imagem: Jornal Folha de Búzios - 22-02-2013.



JONATAS C.DE CARVALHO
Mestre em História (UERJ)
Pesquisador em Extensão No País - CNPq
Projeto Espaço Darwin - Fazenda Campos Novos - Cabo Frio.
TEL. 24 - 98818 7658 / 21 - 973973974

Nenhum comentário:

Postar um comentário