sábado, 27 de dezembro de 2014

Nossas riquezas naturais

CAJU

Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África. A mais antiga descrição escrita do fruto é de André Thevet, em 1558, comparado este a um ovo de pata. Posteriormente, Maurício de Nassau protegeu os cajueiros por decreto, e fez o seu doce, em compotas, chegar às melhores mesas da Europa. É muito cultivado nas regiões tropicais da América, África e Ásia. 
Os cajueiros da Fazenda Campos Novos são centenários, os frutos que deles  brotam são belos e saborosos.  
A imagem abaixo é a ilustração produzida por um de nossos colaboradores, nosso amigo Álvaro Pessanha, arquiteto a Secretaria de Desenvolvimento Economico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro. 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mais uma moeda antiga é encontrada na Fazenda Campos Novos

Outra moeda foi encontrada na Fazenda Campos Novos, há alguns meses pesquisadores responsáveis pelo mapeamento da área externa da fazenda encontraram uma moeda de 5 réis datada de 1778, período colonial brasileiro. Semana passada mais uma moeda foi encontrada, dessa vez, datando do primeiro reinado (D.Pedro I), trazendo o brasão do império, a moeda de 20 réis de 1824 foi encontrada na antiga horta da Fazenda Campos Novos. 
O Pesquisador bolsista do CNPq Jonatas Carvalho comemora mais um achado, mas salienta que após o fim dos mapeamentos muitas descobertas ainda serão feitas. O Projeto Espaço Charles Darwin, financiado pelo CNPq prevê pesquisas em diversas áreas, dentre elas estão: arqueologia, geologia, biologia, botânica e histórica. Para 2015 está previsto um worksohp na Fazenda Campos Novos quando os pesquisadores apresentaram o resultado de suas pesquisas.

Anverso- Valor facial entre florões, circundado por anel de tulipas e pela inscrição PETRUS I. D. G. CONST. IMP. ET PERP. BRAS. DEF., era e letra monetrária

Brasão do Império, ladeado acima pela inscrição IN HOG SIGNO VINCES



Pesquisador Stephane Javelle com seu detector de metais

Moeda assim que encontrada












domingo, 7 de dezembro de 2014

Fazenda Campos Novos recebe pesquisadores do Jardim Botânico.

No último final de semana de novembro a Fazenda Campos Novos recebeu pesquisadores do Jardim Botânico. Trata-se de mais um passo no mapeamento da área externa da Fazenda visando levantar suas riquezas naturais. O projeto Espaço Charles Darwin é financiado pelo CNPq que além da pesquisa da biodiversidade ainda serão realizadas pesquisas nas áreas de arqueologia, história e geologia. 
Os Pesquisadores Paulo Ormindo (UFRRJ), Álvaro Cruz  e Ângela (ilustradores), coletaram plantas e frutos considerados nativos e depois farão desenhos ilustrativos acompanhados de informações técnicas das mesmas.
Recepcionados pelo pesquisador bolsista do CNPq Jonatas Carvalho e pela produtora cultural Carolina Akool os pesquisadores passaram três dias nas mediações da Fazenda Campos Novos.