Este artigo do escritor Gastão Penalva em 27 de novembro de 1940 no Jornal do Brasil, onde fazia menção ao trabalho do então "Serviço do Patrimônio Histórico Nacional" (SPHAN). Um texto entusiástico que pretendia indicar um lista de imóveis "candidatos" ao tombamento pela União. Dentre estes lê-se a indicação da Fazenda Campos Novos. Abaixo, o trecho que a indica, seguida do artigo completo:
"Na estrada que vai de Cabo Frio para Barra de São João, tão povoada de maravilhas e borboletas azuis, a Fazenda Campos Novos, já registrada em velhas cartografias, majestosa pousada dos discípulos de Loyola, hoje propriedade dos Honolds."
As terras da Fazenda Campos Novos tinham “de testada quatro léguas e meia principiando a mesma no sítio chamado de Genipapo partindo da parte do Norte com os moradores da baía Formosa, do Sul com as terras da aldeia dos índios de São Pedro e da do Norte correndo rumo ao Nordeste por costa do mesmo mar até a praia do Rio de São João e do Poente com o sertão até intestar nas terras de Bacaxá...” (Carta de Sesmaria).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário