quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Passagem do Príncipe de Wied-Neuwied na Fazenda Campos Novos em 1815.


Abaixo transcrevo trechos do belíssimo relato do naturalista e etnólogo alemão Alexander Philipp Maximilian em sua passagem por Campos Novos. 
  
"Deixando a floresta, entramos num campo aberto, onde, numa suave eminência, ficava a grande "fazenda" de Campos Novos, ou antes, "Fazenda do Rei". Perto da casa do proprietário, um capitão, os casebres dos negros se dispõem num quadrado e formam uma aldeiola. Essa "fazenda", ou ao menos a igreja nela existente, foi coastruída pelos jesuítas."

"Porque tivéssemos de esperar por um animal que ficara atrás, passamos aí vários dias, empregando-os em excursões pelas adjacências. Um caçador italiano, filho de Napoles, apareceu-nos na "venda" e mostrou-nos a pele de um macaco, que vive em certa zona das grandes florestas e é conhecido, entre os habitantes, por "mono". Procuramos esse animal por muito tempo, mas em vão; posteriormente, porém, fomos mais bem sucedidos, e eu descobri tratar-se de uma espécie do gênero Ateles."

"As matas próximas de Campos Novos, embora só a uma certa distância da "fazenda", estavam cheias desses animais. Os caçadores tinham matado vários "guaribas" ou "barbados" À nossa partida, a paisagem em frente era muito aprazível. Pequenas eminências, cobertas de mata, cercavam a planície verdejante: moitas de um raro e lindo verde vivo lembravam-nos as cores da nossa primavera da Europa. Consistiam de uma variedade de Gardenia, aí chamada "cuirana", que é uma espécie provavelmente não descrita até agora, e que cresce até formar uma árvore, cuja madeira é usada para vários fins. Devido à considerável distância do mar, as florestas abundam em macacos e caça variada."

"A soberba e imponente floresta primitiva "mato virgem", que se estende, quase sem interrupção, de Campos Novos ao rio S. João, numa distância de quatro léguas, e em cujos frescos e umbrosos recessos penetramos, merece mencionar-se aqui."


Extraído de: Viagens ao Brasil nos annos de 1815 a 1817. I Tomo
Autor: Maximiliano, Príncipe de Wied-Neuwied. Publicado em 1820.
Fonte: http://www.brasiliana.com.br/obras/viagem-ao-brasil-nos-anos-de-1815-a-1817


Jonatas Carvalho
Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário