terça-feira, 29 de outubro de 2013

Marca Tamoyo criada em 1933,

Em 1933 Eugéne Honold, proprietário da Fazenda Campos Novos, devido a diversos projetos de produção para a mesma, o que incluía uma fábrica de banana passa dentre outras. Para sua surpresa a marca Tamoyo já era registrada no nome da empresa Cunha Marinho & Comp. cujo sócio principal o Sr. José Maria Marinho, recorreu na justiça. A empresa fabricava balas e bombons "tamoyos" desde a década de 1920. Entretanto, após uma nova solicitação de Eugéne Honold, o Concelho do Departamento Nacional de Propriedade Industrial, deferiu o pedindo do Alemão, mas liberando a utilização da marca apenas para a produção de banana passa e as chamadas farinhas de frutas: 

"O Conselho resolveu dar provirnento, em parte, ao recurso,
permitindo o registro da marca para distinguir, apenas
fructas e farinha de fructas."

Sexta - feira dia 7 de dezembro de 1934
Diário Oficial - Ministério do Trabalho Indústria e Comércio. Boletim nº281 
Parte de uma mó de pedra encontrada na Fazenda em 2011. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Eugène Honold de Campos Novos a Búzios


O empresário alemão, Eugéne Honold comprou a Fazenda Campo Novos e boa parte de Búzios ao longo de sua vinda para Cabo Frio, iniciou suas investidas na região por volta de 1920. Abaixo transcrevo trecho do DOU de Maio de 1922.


Sr. presidente da Camara Municipal de Cabo Frio:
N. 70- Havendo Eugenio Honold requerido, a 17 de dezembro de 1921, aforamento dos terrenos de marinhas situados na praia / da *Armação dos Buzios», nesse municipio, peço-vos informeis sobre a pretenção do requerente de accôrdo com o art. 20 do decreto n. 14.594, de 31 de dezembro de 1920, devendo a resposta dessa Camara ser dada no prozoíde 20 dias nos termos § 1° do citado art. 2°. O alludido terreno comprehende a faixa de 33m de largura, beirando a praia da Armação dos Buzios» e a praia dos ossos, e fronteiros dos terrenos proprios do requerente adquiridos de diversos, estendendo-se . da divisa 'com o confinante Cassiano Rodrigues, no morra do Matadeiroz, até á divisa com o outro confinante Antonio Soares, na praia do Canto, trecho da mesma praia da Armação dos Buzios; estando comprehendido no pedido os terrenos occupados por diversos, que diz o, Sr. Honold serem empregados seus. O terreno em apreço tem 'os seguintes limites na frente, ao Norte, Nordeste e Oeste, o oceano Allantico; nos fundos, terreno do proprio requerente; ao Norte, Cassiano Rodrigues; e ao Sul, Antonio Gomes, conforme a planta que por cópia vos remedo e que deverá ser devolvida de conformidade com o § 5 do alludido-art, 2 do referido decreto n. 14.594.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Passagem do Príncipe de Wied-Neuwied na Fazenda Campos Novos em 1815.


Abaixo transcrevo trechos do belíssimo relato do naturalista e etnólogo alemão Alexander Philipp Maximilian em sua passagem por Campos Novos. 
  
"Deixando a floresta, entramos num campo aberto, onde, numa suave eminência, ficava a grande "fazenda" de Campos Novos, ou antes, "Fazenda do Rei". Perto da casa do proprietário, um capitão, os casebres dos negros se dispõem num quadrado e formam uma aldeiola. Essa "fazenda", ou ao menos a igreja nela existente, foi coastruída pelos jesuítas."

"Porque tivéssemos de esperar por um animal que ficara atrás, passamos aí vários dias, empregando-os em excursões pelas adjacências. Um caçador italiano, filho de Napoles, apareceu-nos na "venda" e mostrou-nos a pele de um macaco, que vive em certa zona das grandes florestas e é conhecido, entre os habitantes, por "mono". Procuramos esse animal por muito tempo, mas em vão; posteriormente, porém, fomos mais bem sucedidos, e eu descobri tratar-se de uma espécie do gênero Ateles."

"As matas próximas de Campos Novos, embora só a uma certa distância da "fazenda", estavam cheias desses animais. Os caçadores tinham matado vários "guaribas" ou "barbados" À nossa partida, a paisagem em frente era muito aprazível. Pequenas eminências, cobertas de mata, cercavam a planície verdejante: moitas de um raro e lindo verde vivo lembravam-nos as cores da nossa primavera da Europa. Consistiam de uma variedade de Gardenia, aí chamada "cuirana", que é uma espécie provavelmente não descrita até agora, e que cresce até formar uma árvore, cuja madeira é usada para vários fins. Devido à considerável distância do mar, as florestas abundam em macacos e caça variada."

"A soberba e imponente floresta primitiva "mato virgem", que se estende, quase sem interrupção, de Campos Novos ao rio S. João, numa distância de quatro léguas, e em cujos frescos e umbrosos recessos penetramos, merece mencionar-se aqui."


Extraído de: Viagens ao Brasil nos annos de 1815 a 1817. I Tomo
Autor: Maximiliano, Príncipe de Wied-Neuwied. Publicado em 1820.
Fonte: http://www.brasiliana.com.br/obras/viagem-ao-brasil-nos-anos-de-1815-a-1817


Jonatas Carvalho
Historiador

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Fazenda Campos Novos foi cenário para o Cinema Brasileiro em 1983.


O filme Inocência de Walter Lima Júnior, gravado em 1983, com protagonização de Edson Celulari e Fernanda Torres, foi filmado em Barra de São João, mas teve tomadas realizadas na Fazenda Campos Novos. Segue um trecho onde aparece a Fazenda que, no romance baseado na obra do Visconde de Taunay, pertence a Cesário (Fernando Torres) padrinho de Inocência.