O documento CONFLITOS POR TERRA E REPRESSÃO NO
CAMPO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1946-1988), teve seu relatório final entregue a Comissão Nacional da Verdade. Envolvendo diversos pesquisadores e uma ampla área de pesquisa, o relatório de mais de 900 páginas, coordenado por Leonilde Servolo de Medeiros (CPDA/UFRRJ), reuni uma série de trabalhos que tratam da repressão sofrida no campo e os conflitos de terra, sobretudo, durante a ditadura militar.
Todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro foram contempladas com trabalhos de pesquisa primorosos. A equipe de pesquisadores utilizou diversas fontes para seu trabalho: bibliográficas,
documentais, imprensa e entrevistas. Sobre a Fazenda Campos Novos o belíssimo trabalho efetuado pelos pesquisadores Aline Borghoff Maia e Fabrício Teló, ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), é muito bem documentado, além de conter diversas entrevistas, portanto é um texto de história e memória sobre Campos Novos.
Me recordo quando me sentei pra almoçar à beira da estrada em frente a Fazenda com os dois jovens pesquisadores, seus semblantes mudavam a cada revelação que eu fazia. Todavia apesar dos agradecimentos prestados, minha contribuição foi muito pequena e relação ao grande documento que escreveram.
Para quem quiser ler o documento, deverá baixar o arquivo todo, o capítulo que tratada da Fazenda é o seis e chama-se: Conflitos fundiários, repressão e resistência camponesa na Baixada Litorânea: o caso da Fazenda Campos Novos.
Acesse o documento aqui:
Acesse o documento aqui: