15/05/2014.
O Sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, situado no Distrito de Tamoios, município de Cabo Frio (RJ), foi tombado hoje pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural que se reuniu no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília.
Em 2011 a Fazenda Campos Novos (FCN), já havia recebido o Tombamento Provisório, por meio do processo nº 01500. 005719/2010-49 cuja validade é considerada total. O Tombamento Definitivo é a homologação do provisório, a sacramentação e o reconhecimento de seu valor histórico, arquitetônico e paisagístico nos respectivos livros de tombo.
O principal argumento para o tombamento do conjunto é a relação entre a fazenda e a Companhia de Jesus, no primeiro período da colonização. Foi tombada toda a área desapropriada pela Prefeitura Municipal e, como entorno uma extensão de 100 metros além desse perímetro. Também foram estabelecidas diretrizes gerais para a área com o objetivo de controlar a ocupação, garantindo a preservação do descampado ao redor e seu domínio sobre a paisagem circundante.
Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - Icomos, a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, a Associação Brasileira de Antropologia – ABA, e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do IPHAN.
Adaptado de: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18445&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia
Jonatas Carvalho
Pesquisador em Extensão no País - CNPq
Historiador na Fazenda Campos Novos.