No último dia 12 de dezembro a Fazenda Campos Novos foi contemplada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq ). O projeto cujo título é: "Espaço Darwin: Um projeto de construção de espaço científico-cultural inovador na Fazenda Campos Novos", fora inscrito no Edital nº 85/2013 (MCTI/CNPq/SECIS - Apoio à criação e ao desenvolvimento de Centros e Museus de Ciência e Tecnologia / Chamada - 85/2013 - Linha 1) e terá destinado para sua execução à quantia de R$ 470.000,00 (quatrocentos e setenta mil reais).
Os objetivos do projeto são:
i) fazer um levantamento amplo e detalhado da riqueza e do potencial existente na Fazenda Campos Novos nos aspectos geológico, arqueológico, biológico, histórico, sociológico, etc,
ii) Criação de um Centro de Memória e de Difusão Científica do Espaço Charles Darwin na Fazenda.
iii) Inicio das atividades do Espaço Charles Darwin com realização de exposições e oficinas científicas utilizando uma tenda a ser montada ao lado da Fazenda, destinadas ao publico em geral e a professores e alunos das escolas da região.
iv) Produção material de divulgação do ECD e da Fazenda Campos Novos e sua relação com os Caminhos de Darwin.
v) Criação de uma proposta conceitual bem definida para o ECD, com a participação de equipe do projeto, de especialistas nacionais e internacionais, das instituições envolvidas e das comunidades locais.
vi) Produção um projeto museológico/museógrafo para o ECD.
O projeto fora elaborado por uma equipe multidisciplinar, dentre os profissionais que participaram da sua construção estão: a Prof.ª Dr.ª Kátia Mansur - Geóloga da UFRJ; o Prof.º Dr. Ildeu Castro - Físico; Maria de Fátima Brito - Analista de Tecnologia da Informação da UFRJ - Luciane Correa Simões - Produtora Cultural da Casa da Ciência - UFRJ e Jonatas Carvalho - historiador e pesquisador da Fazenda Campos Novos. Ainda farão parte da equipe de trabalho para execução do projeto o Prof.º Dr. João Wagner Alencar Castro - Chefe do Departamento de Geologia & Paleontologia do Museu Nacional e o Prof. Wenceslau Geraldes Teixeira - Agrônomo e doutor em Geoecologia.
O projeto terá início já em 2014 e deverá se entender até 2016.