A Fazenda Campos Novos sediou, na última sexta-feira, dia 19 de agosto, o 1° Sabor Solidário. O evento, realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, apresentou mais de 30 tipos de comidas diferentes feitos com os produtos do projeto Compra Solidária.
Dentre os pratos fornecidos pelos produtores estavam os mais comuns como escondidinho de carne seca, galinha com aipim, batata doce gratinada, creme de cenoura com folha de talos, além dos inusitados sucos de aipim, de abacaxi com limão e couve, de maracujá com couve e os pães de aipim, inhame, beterraba.
De acordo com o secretário da pasta, Carlos Roberto Nogueira, o evento foi um sucesso e a intenção é inseri-lo no calendário festivo da cidade.
- Os sabores foram surpreendentes. Eu provei um pouco de cada comida e todos me agradaram, mas a fanta caseira, feita de limonada, cenoura e casca de laranja, foi uma grata surpresa. Eu pensei que essa mistura não fosse dar certo, mas é uma delícia. Essas descobertas precisam ser divididas com toda a população. O Sabor Solidário merece crescer. Vamos levar nossa proposta para a Coordenadoria de Eventos e estudar a melhor maneira de torná-lo uma atração da cidade – afirmou ele.
Na ocasião, estiveram presentes o Chefe de Gabinete de Cabo Frio, Alfredo Gonçalves, representando o Prefeito Marcos da Rocha Mendes; representantes das Secretarias de Educação dos municípios de Cabo Frio, Búzios e São Pedro da Aldeia; o Secretário de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura de Cabo Frio, Eduardo Leal; a Secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Miguel Saad; além dos representantes das escolas municipais de Cabo Frio (público-alvo deste evento); e dos produtores e consumidores do projeto Compra Solidária.
Durante o Sabor Solidário, Rafael Batista Ramos, do departamento de nutrição da Secretaria de Educação de Cabo Frio ministrou uma palestra sobre o aproveitamento e a qualidade dos alimentos produzidos pelo Compra Solidária que são produzidos sem agrotóxicos.
Carolina Rocha
Secretaria de Comunicação