quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cabo Frio apresenta seu projeto para o Geopark

Na próxima segunda dia 20, às 10h, na câmara dos vereadores será apresentado o projeto do Geopark Costões e Lagunas (Unesco).
O Geopark é um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-econômico local. Deve abranger sítios geológicos de especial importância científica (e que sejam representativos de parte da história geológica da Terra, seus eventos e processos). Além do significado geológico, pode apresentar relevância ecológica, arqueológica, histórica e cultural. Os geoparks estão organizados numa Rede Global (hoje com 57 áreas em todo mundo, sendo uma no Brasil - Geopark Araripe - http://www.geoparkararipe.org.br).
A programação contará com a presença dos representates do DRM - Kátia Mansur, Geóloga e da Universidade de Zurich - Gisele Vasconcelos, Bióloga. Será apresentado as lideranças e representações municipais o conceito de Geopark e as possibilidades de chancela da Unesco para a criação do Geopark Costões e Lagunas que abrangerá toda região da Costa do Sol.
Em seguida será apresentado os sítios do município de Cabo Frio, que irão compor o projeto devido sua importância geo/Ecológicos, históricos, culturais e educacionais que resultarão em um roteiro turístico que será internacionalizado.

Um Geopark é uma área onde o patrimônio geológico está no centro de um projeto de geoturismo, educação patrimonial e desenvolvimento, baseado na participação das comunidades locais, pela geração de emprego e renda por atividades nos setores de artesanato, gastronomia, hotelaria / hospedagem, cultura, história e pré-história, entendemos que os setores mais indicados para a reunião são: educação, turismo, meio ambiente, ciência e tecnologia, cultura, desenvolvimento.

Jonatas C. de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário